O Grande Gatsbyby Pat

20 May 2013Tags: anos 20, , ,  

O filme The Great Gatsby foi o marco oficial da abertura do 66º Festival de Cannes. Dirigido por Baz Luhrmann, é um dos maiores filmes de 2013. A estória original foi escrita por F. Scott Fitzgerald e o primeiro filme de grande sucesso foi em 1974, com Robert Redford atuando como Jay Gatsby. A edição de 2013, traz Leonardo DiCaprio estrelando como o milionário. O legendario filme, The Great Gatsby, retrata o glamour e o brilho dos anos de 1920 em New York – uma década de fartura, excentricidade, valores morais menos rígidos, muito jazz e a bolsa de valores nas alturas.

O impacto do filme vem sendo tão grande que está repercurtindo nos mundos da moda, arte, e arquitetura. A extravagancia reminiscente dos prósperos anos 20 já virou febre alta. A “famozézima” loja de departamentos em Londres, Harrods, criou um bar para coquetéis, com decoração inspirada nos tempos do Jazz, para celebrar o lançamento do filme. Sem falar em objetos art deco, franjados, etc,`a venda como ‘The Twenties’.

cocktail bar, Harrods

 A versão 2013 de The Great Gatsby tem um guarda-roupa ultra luxuoso e jóias magníficas. A coleção das jóias ficou a cargo da  mundialmente aclamada Tiffany & Co., que se inspirou em peças de seu próprio arquivo para recriar jóias genuinas no estilo da época. A tiara usada por Daisy Buchanan, por exemplo, foi feita em platina com pérolas cultivadas e diamantes, num total de 25.04 quilates (The Great Gatsby Savoy Headpiece).

Curiosidade: entusiasmada com o filme, Tiffany & Co lançou, recentemente, uma linha de jóias chamada Ziegfeld range, que está agradando muito. 

As roupas…  a dupla de designers, Catherine Martin (roupas de época) e Miuccia Prada criaram uma coleção de quarenta peças suntuosas, utilizando veludos, peles (faux fur), franjas e vestidos bordados em paetês e cristais. Tudo em tons cintilantes de esmeralda, jade, topázio e ouro – um luxo!

Mais curiosidade: essas roupas estiveram em exposição em New York e agora seguem para Tóquio e depois, Shangai.

Martin - Prada, exposicao em NY

The Great Gatsby é um filme americano, um drama romântico, que vem recebendo reviews tanto boas quanto ruins. Eu assisti a ambas as edição do filme. Lembro vagamente dos cenários da de 1974, mas com clareza do charme de Robert Redford :)   Na minha opinião, a melhor maneira de se curtir a versão 2013, é deixando de lado qualquer tipo de expectativa ou comparação, pois o filme é um clássico e a atuação de DiCaprio está espetacular.

Love, Patflor

* pictures from the internet

* source: Sandra Bauknecht