Hoje vou falar sobre um lugar que brinca com a minha imaginação. Um lugar quase mágico para mim, pois consiste de todos os cenários, fora da minha realidade cotidiana de cidade praiana, que mais me encantam: montanhas, rios, lagos, cachoeiras, árvores seculares e animais selvagens de natureza silvestre. Assim é  Yellowstone National Park. Sabe o que é mais louco nessa minha adoração por esse lugar? Nunca estive lá – ainda… Uma pessoa próxima à nossa família partilhou conosco, a algum tempo atrás, fotos da viagem que fez e nos contou estórias, que ouvi fascinada, sobre o que viu e experienciou. Hoje, divido com você tudo o que aprendi.

Yellowstone Park é o maior e o mais famoso parque de mega-fauna em todo o continente americano. Lobos, ursos grizzly (ferozes) e rebanhos de alces e bisões habitam e passeiam pelo parque, literalmente. Na foto abaixo, todos os carros tiveram que ir para o acostamento e dar passagem ao  senhor que atravessava de uma pastagem à outra. Magnífico!

Bisão em Yellowstone Park

Bisão em Yellowstone Park

Yellowstone tem inúmeras possibilidades de recreação para aventureiros de todas as faixas etárias. Canoagem calma pelos rios ou radical em corredeiras, pesca, trilhas planas e fáceis ou íngremes e hardcore, 12 áreas distintas para camping, estradas pavimentadas até lagos “espelhados” nas cores do céu, mais de 290 cachoeiras alvas e barulhentas e sua fabulosa cadeia de montanhas, com uma das maiores florestas petrificadas do mundo. Além disso, Yellowstone possui mais de 10.000 sistemas de energia geotérmicas  e mais de 300 géiseres incríveis, como o famoso Old Faithful Geyser.

yellowstone 001 (1)

yellowstone 536

 yellowstone 759

Observe na foto abaixo e na 2a, também, os caminhos-pontes ao longo das áreas geotérmicas. Fantástico!

yellowstone 706

yellowstone 559

Olha só a altura da erupção dos géiseres. Compare com os pinheiros e árvores altíssimas ao fundo.

yellowstone 588

Algumas dicas:

  • Visite a cachoeira 308’ Lower Falls do rio Yellowstone
  • Visite o géiser Old Faithful
  • Se for no verão, saia do hotel ou camping bem cedo para iniciar seus passeios, pois é uma multidão de turistas por todos os lados
  • Planeje bem sua viagem para que possa usufrui-la ao máximo
  • Se for no inverno, vá em passeios com guia ou snowmobile com guia, nunca desacompanhado
  • Sempre peça orientações extras, mapas, etc  nos centros de informações, são 9 espalhados pelo parque
  • Há 5 entradas para o parque em mais de 2 milhões de acres, com isso, se você acha que precisa de mais informação, compre um DVD do Yellowsotne (em inglês)

yellowstone 688

Imagino que para nós brasileiros, a melhor época para se visitar o parque seja o verão (daqui), apesar da confusão de turistas de todas as partes do mundo. A primavera é abundante e colorida, com os animais mais à vista, as cachoeiras plenas, mas o clima é frio, com chance de nevar. O outono é especial, com as folhagens em cores berrantes e um sentimento de uma certa “urgência” no ar, pois os animais e a natureza se preparam para o inverno. Intenso, o inverno é um tempo de solitude.

Na sua opinião, que época do ano você acha que eu deveria escolher para conhecer o parque?

Love, Patflor

*all pictures by Skip Wright Photography

Yellowstone National Park, WY 82190   phone: (307) 344-7381

*Yellowstone National Park is a national park located primarily in the U.S. state of Wyoming, although it also extends into Montana and Idaho.